sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

POLÍCIA CIVIL RESGATA ANIMAIS VÍTIMAS DE MAUS TRATOS EM BELÉM

A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira, 13, os resultados da operação "Serinus Canaria" deflagrada em Belém com objetivo de combater crimes ambientais. No total, foram apreendidos 107 animais, dentre os quais, 76 canários de várias espécies, 10 calopsitas, 9 curiós, 7 bicudos, 1 coleirinha, 1 patativa, 2 papagaios e 1 macaco. Os animais foram encontrados em situação de maus-tratos e alguns seriam comercializados. A operação foi realizada por policiais civis da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA). Foi a quarta ação policial para combater crimes ambientais realizada este ano pela Divisão Especializada.


Segundo o delegado Luís Xavier, diretor da DEMA, as investigações foram iniciadas no ano passado, após a equipe policial receber denúncias anônimas. Diante das informações, a equipe de investigação foi até o endereço onde os animais estavam guardados, situada no bairro do Mangueirão, em Belém. As investigações mostram que parte das aves seria colocada à venda na feira da Jutaí, localizada no bairro de São Brás, na capital paraense.

Ainda, conforme o delegado, as pessoas responsáveis pelos animais apreendidos foram conduzidas até a DEMA para os devidos procedimentos e irão responder por crime ambiental. "Os animais apreendidos foram direcionados para um centro cadastrado junto ao Ibama para acolhimento e reinserção dos animais em seu habitat", explica. A operação foi coordenada pelo delegado Ivens Monteiro, da DEMA, e contou com o apoio do chefe-de-operações da Divisão, investigador Antonio Monteiro, e dos investigadores Edelvan Soares e Bastos, e das escrivãs Elaine e Jane.

Nenhum comentário: