segunda-feira, 21 de novembro de 2016

POLÍCIA CIVIL RECEBE NOVO SUPERINTENDENTE DA POLÍCIA FEDERAL NO PARÁ

A Polícia Civil recebeu, nesta segunda-feira, 21, a visita de cortesia do superintendente da Polícia Federal no Pará, delegado Uálame Fialho Machado, e do delegado regional executivo da PF no Pará, Olavo Pimentel. Os policiais federais foram recepcionados pelo delegado-geral, Rilmar Firmino; pelos diretores operacionais da Polícia, delegados Silvio Maués, João Bosco Rodrigues; pela corregedora-geral, delegada Liane Martins; pela diretora de Recursos Humanos, delegada Aline Boaventura, e pela diretora do Núcleo de Inteligência, delegada Aline Yuri, na Delegacia-Geral, em Belém. 


Na visita, os delegados trataram de assuntos em comum de interesse das duas corporações policiais, visando firmar cada vez mais os laços de parceria nos trabalhos de Polícia Judiciária com foco no combate às modalidades criminosas, como crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas, e também no intercâmbio de informações em prol do êxito das investigações criminais no Pará e até em outros Estados da federação. 

Paraense nascido em Portel, no Marajó, Uálame Machado era delegado regional executivo da PF no Pará até 5 de outubro deste ano, quando foi empossado como superintendente da PF. Já o delegado Olavo Pimentel atuava na PF em Santarém e foi transferido para Belém para assumir a função de delegado regional executivo da PF. 

POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADO DE ESTUPRAR ADOLESCENTE DE 16 ANOS EM TOMÉ-AÇU

A Polícia Civil prendeu, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, no último sábado, 19, Adryelson das Graças Santos, de apelidos Banal, acusado de crime de estupro contra uma adolescente de 16 anos. A prisão foi cumprida pela equipe policial da Delegacia de Tomé-Açu, nordeste paraense, sob coordenação do delegado Alexandre Lopes. Conforme o policial civil, o crime foi registrado em 12 de agosto deste ano, quando a vítima foi abordada, enquanto caminhava da escola onde estuda para sua casa. O suspeito estava escondido em uma matagal à espera da passagem da adolescente. 


Conforme a estudante, em depoimento prestado na unidade policial, o suspeito a carregou e tapou com as mãos a boca da jovem para que não gritasse. Em seguida, ele abusou da vítima na mata. Após o crime, o agressor fugiu do local, enquanto a vítima correu para pedir socorro a familiares. Com as investigações, o suspeito foi identificado pela adolescente e, assim, ele teve a prisão preventiva solicitada pelo delegado à Justiça com base nas provas coletadas no inquérito criminal. A ordem de prisão foi expedida e cumprida pela equipe policial. Agora, o preso vai permanecer recolhido à disposição da Justiça para responder pelo estupro da garota.

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO DE DROGAS EM OURÉM

PRESO E APREENSÃO
A Polícia Civil prendeu em flagrante, durante operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão, na última sexta-feira, 18, Manoel Edinaldo Correa, de apelido Gordinho, com quem foi apreendida uma grande porção de maconha, do tipo limãozinho. A operação foi realizada em Ourém, nordeste paraense. 

Segundo o delegado Edgar Henrique Monteiro, que comandou a ação policial, a abordagem na casa do acusado foi realizada após investigações que resultaram na constatação de que o local era usado como ponto de vendas de drogas no município. 

Com apoio do investigador Fernando Damasceno, da Unidade Integrada Pro Paz de Ourém, a operação constatou a prática criminosa na residência, situada no bairro da Sub-Estação. 

Além das drogas, os policiais apreenderam no local uma moto Honda Titan de 150 cilindradas, além de balança de precisão, dinheiro e telefones celulares de origem não comprovada. 

Conforme o delegado, o preso já tem outros processos por tráfico de drogas. Ele foi autuado em flagrante pelo crime e está preso à disposição da Justiça.