A estrutura de prevenção e repressão ao tráfico e ao consumo de entorpecentes no Estado ganhou mais um reforço na tarde desta terça-feira (25), com a entrega, pelo governador Simão Jatene, das novas instalações da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), localizada no bairro do Telégrafo, em Belém. A unidade policial conta com dois pavimentos, salas de atendimento ao público, recepção, auditório, estacionamento, depósito de apreensões, sala de Chefia de Operações e outros ambientes.
Na solenidade, o governador destacou que o tráfico de drogas está na raiz da maioria dos atos de violência que afetam a sociedade atual. Daí a importância de um espaço como a nova Denarc. “Todos nós sabemos que, lamentavelmente, a questão do narcotráfico ocupa cada vez mais espaço na sociedade, principalmente entre os jovens. E isso é um desafio para a construção de uma sociedade sadia. A nossa expectativa, esperança e, mais do que isso, a nossa certeza, é que esse espaço vem elevar a autoestima dos nossos policiais e contribuir para que eles, melhor equipados, possam enfrentar esse grande drama da sociedade moderna, que é a questão das drogas”, ressaltou Simão Jatene.
 |
INAUGURAÇÃO |
Segundo o delegado Hennison Jacob, diretor da Denarc, essa é a primeira unidade policial da Região Norte voltada para a prevenção e combate às drogas com esse tipo de gestão e estrutura, para atender demandas da capital e do interior do Estado. “Já participei de vários encontros com diretores de Denarc de todo o país, e no Norte não tem uma delegacia com essa estrutura, com esse padrão”, garantiu o delegado.
O Sistema de Segurança Pública do Pará já contava com uma Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
Agora, a DRE (que ganha a denominação de Delegacia de Repressão às Drogas), será uma das unidades da Denarc, com efetivo e estrutura maiores, novas diretrizes na coleta de informações e com uma visão mais qualificada nas ações de repressão. “Antigamente, era só a DRE que fazia o papel de repressão e prevenção. Hoje, ela vai fazer só o papel de repressão, tanto no tráfico doméstico, como no tráfico do crime organizado”, explicou o delegado Hennison Jacob. Com a Denarc será fortalecida uma linha de atuação voltada ao chamado tráfico de varejo, que envolve os traficantes que atuam nos bairros.
MAPEAMENTO “Este é um grande ganho não só para a segurança pública, mas para o Estado do Pará. O tráfico de drogas é a mola propulsora da violência e da criminalidade. Então, as polícias Militar e Civil, juntas, vão combatê-lo, e assim melhorar os índices de violência em Belém e em todo o Pará. Essa Divisão vai ficar responsável por ter uma leitura dos municípios, de como está sendo feita a divisão, distribuição da droga, quem são os traficantes que estão coordenando tudo isso. Vamos poder mapear e ver como devemos agir diariamente nas ruas, e assim o policial terá condições de identificar e prender aquele criminoso”, disse o coronel Roberto Campos, comandante-geral da PM.
O delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, também enfatizou a importância da Denarc no combate ao narcotráfico. “Hoje, no sistema penal, 17% dos presos foram envolvidos com tráfico de drogas. E quando a gente passa para o campo feminino esse número sobre para 60%. Quem trabalha com investigação policial, quem trabalha com repressão sabe da importância desse espaço estruturado e especializado para enfrentar o tráfico de entorpecentes”, afirmou.
INVESTIMENTOS O Governo do Estado vem ampliando os investimentos em obras e equipamentos para melhorar o trabalho das polícias Civil e Militar, a fim de garantir mais segurança para toda a população. As obras da Denarc representam um investimento superior a R$ 1 milhão. “Combater as drogas deve ser, necessariamente, uma prioridade para todos nós. Na verdade, reduzir pobreza e desigualdade é outro elemento importante para que a gente possa enfrentar esse problema, que marca as sociedades ricas e pobres. A questão das drogas é, sem dúvida, um dos maiores desafios da civilização nesses tempos, e tudo o que se puder fazer para que o Estado e sociedade estejam mais equipados para vencer essa luta, tem de ser feito”, declarou o governador Simão Jatene.
 |
GOVERNADOR DURANTE A INAUGURAÇÃO |
DADOS Desde 2011, o enfrentamento ao narcotráfico se tornou uma das prioridades do Sistema de Segurança Pública do Pará, que registrou um aumento significativo no volume de apreensões e prisões ligadas a esse tipo de crime. Em 2015, foram realizadas 958 operações de combate ao tráfico de drogas no Pará, com apreensão de 1.626 quilos de maconha e 326 quilos de cocaína. Essas operações resultaram em 4.996 prisões – o equivalente a 416 prisões por mês, ou 14 traficantes presos por dia no Pará durante todo o ano.
Somente no primeiro semestre de 2016 foram apreendidas quase 200 toneladas de maconha e derivados, o equivalente a mais de mil quilos por dia, além de 46 prisões efetuadas e 235 denúncias de tráfico de drogas recebidas pelo disque-denúncia e atendidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
A cerimônia de inauguração da Denarc contou com a apresentação do grupo de percussão formado por crianças atendidas pelo Programa Pro Paz.
 |
JOVENS ATENDIDOS PELO PRO PAZ FAZEM APRESENTAÇÃO AO GOVERNADOR |
Também participaram da solenidade de inauguração o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen; o chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale; o promotor de Justiça Gilberto Valente Martins; os deputados estaduais Cássio Andrade e Coronel Neil, este representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda; o titular da Superintendência do Sistema Penitenciário, André Cunha; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Zanelli Nascimento, e outras autoridades.
A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) fica na Travessa Coronel Luís Bentes, próximo à Avenida Pedro Álvares Cabral, bairro do Telégrafo.
Por Lidiane Sousa da Agencia Pará.