quinta-feira, 21 de julho de 2016

POLÍCIA CIVIL PROMOVE TESTES DE SAÚDE E ORIENTAÇÕES SOBRE HEPATITES VIRAIS EM BELÉM

A Polícia Civil deu início a uma semana de atendimentos de saúde voltados aos servidores públicos da corporação, em alusão ao dia 28 de julho, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Denominada de "Julho Amarelo", a atividade é realizada pela Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), e conta com testes rápidos para detecção de hepatites B e C e palestras com orientações aos servidores para prevenção das doenças.

Os trabalhos foram iniciados na quarta-feira, 20, na Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, situado no projeto Pro Paz Mulher, em Belém, e serão realizados em outras unidades da Polícia Civil, na capital e região metropolitana de Belém.




Conforme a titular da DAS, delegada Leomar Maués, na próxima terça-feira, 26, será a vez dos atendimentos serem levados aos servidores públicos que trabalham na Seccional Urbana de Marituba e na Divisão de Homicídios em Belém.

Além dos testes, explica a policial civil, os servidores contam com orientações diversas prestadas pela enfermeira da DAS, Osana Carvalho, para conscientizar sobre as medidas de prevenção das Hepatites Virais.

A ação da DAS é inspirada na campanha nacional do “Julho Amarelo” que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças consideradas “silenciosas”, pois podem passar anos sem apresentar sintomas. As infecções podem evoluir para cirrose e suas complicações. A maioria das pessoas, quando diagnosticadas, frequentemente estão na fase de cirrose ou até mesmo evoluindo para câncer no fígado.


POLÍCIA CIVIL LEVA ATENDIMENTOS DE SAÚDE E ORIENTAÇÕES SOBRE DIREITOS DO TRABALHADOR AO INTERIOR DO ESTADO

A Polícia Civil está levando aos profissionais da corporação policial no interior do Estado diversos atendimentos de saúde e orientações sobre os direitos e deveres. Denominado "DRH e DAS no Interior", o projeto tem por objetivo percorrer as Delegacias das regiões do Estado para prestar aos trabalhadores policiais e aos administrativos informações, orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre férias, licenças, aposentadorias, estágio probatório, entre outros assuntos relacionados à vida profissional. 


Além disso, a programação conta com atendimentos de saúde visando a prevenção de doenças ocupacionais, como o estresse e problemas do coração. O trabalho é realizado por servidores das Diretorias de Recursos Humanos (DRH) e de Atendimento ao Servidor (DAS), da Polícia Civil, sob coordenação das delegadas Aline Boaventura (DRH) e Leomar Maués (DAS). "A programação conta com um cronograma de visitas às Delegacias de todo Estado até o final do ano", explica Aline Boaventura. 



No período de 12 a 15 deste mês, o projeto visitou as cidades de Bragança, Capanema e Salinópolis, na região nordeste do Pará. A Diretoria de Atendimento ao Servidor prestou atendimentos na área de saúde, como medição de pressão arterial e exame de glicemia, além de orientações básicas aos servidores públicos. A equipe da Diretoria de Recursos Humanos repassou aos servidores públicos um manual com importantes instruções durante a visita das equipes da DRH e da DAS às unidades da Polícia Civil nos três municípios.