quinta-feira, 16 de junho de 2016

POLICIAIS RECUPERAM BEBÊ SEQUESTRADO DE DENTRO DE HOSPITAL NO DISTRITO DE ICOARACI EM BELÉM

As Polícias Civil e Militar recuperaram um bebê de um mês de vida que havia sido sequestrado, nesta quinta-feira, 16, da Unidade Municipal de Saúde (UMS) do distrito de Icoaraci, em Belém. Três pessoas foram presas em flagrante, de posse da criança, e foram autuadas em flagrante pelo crime, na Seccional Urbana de Icoaraci. Dos três presos, dois são um casal - Felipe Garcia, 22 anos, e Tamara Joana Brasil, 18 responsável pelo sequestro, e a outra pessoa é a mãe de Tamara, Valéria das Graças Brasil, 39. Eles foram presos, por volta de 19 horas, durante as buscas realizadas pelos policiais civis e militares, em Icoaraci. Ao ser encontrado, o bebê estava nos braços de Valéria. 

PRESOS
MÃE E SEU BEBÊ
Durante as investigações, os policiais civis apuraram que o casal vinha frequentando a unidade de saúde há cerca de uma semana, com objetivo de sequestrar uma criança recém nascida. A mãe de Felipe trabalha na UMS. Ainda, de acordo com as investigações, Tamara se aproveitou do fato da sogra trabalhar na Unidade de Saúde como forma de se aproximar da mãe do bebê, Jéssica Coelho, 23 anos, que estava com o bebê na unidade de saúde para um atendimento médico.

Enquanto Jessica amamentava o bebê, uma desconhecida se aproximou e pediu para carregar a criança e depois perguntou se poderia mostrar à sua sogra, que seria funcionária da Unidade de Saúde. Apesar de não conhecer a mulher, Jéssica disse que permitiu que a desconhecida levasse o bebê, mas pediu que sua outra filha, que tem quatro anos de idade, acompanhasse a mulher. No entanto, a criança também foi enganada e a mulher sumiu com o recém-nascido.

Em depoimento, Tamara alegou que sequestrou a criança para dar para sua mãe, Valéria, pois ela havia perdido um filho recentemente e estava deprimida. Foi então, segundo a acusada, que decidiu planejar o sequestro de um bebê recém-nascido. Com ajuda do companheiro, Felipe Garcia, Tamara foi até a Unidade de Saúde e ali ficaram, durante uma semana, para escolher a criança. Os dois foram reconhecidos pela mãe do bebê. Valéria foi presa em sua casa, em Icoaraci, enquanto que o a casal foi encontrado em via pública, em outro ponto do distrito. Tamara, Felipe e Valéria estão presos e ficarão recolhidos à disposição da Justiça.

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA ESQUEMA DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE PEIXES ORNAMENTAIS EM SANTARÉM

A Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Polícia Militar e o Ministério Público Federal, realizaram, de forma conjunta, uma operação, nesta quinta-feira, 16, denominada "Safer River", em Santarém, oeste do Pará, para desarticular uma associação criminosa que tinha por objetivo traficar peixes ornamentais de forma ilegal para fora do Estado. Cinco pessoas foram presas em flagrante com uma carga avaliada em R$ 100 mil formada por espécies aquáticas, como arraias e acaris. As investigações mostraram que a carga sairia de Santarém e seria traficada para Manaus, no Amazonas, e depois para o exterior. 



Após o recebimento de informações, a equipe policial coordenada pelos delegados Silvio Birro, do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém, e Marcos Mileo, do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), juntamente com equipe da Semas, deslocou-se até o Aeroporto Internacional do município. No local, durante verificação das imagens do equipamento de raio-x, os agentes flagraram o momento em que duas malas pertencentes a dois suspeitos estavam carregadas de peixes ornamentais. Dessa forma, os suspeitos foram presos em flagrante. 


Logo em seguida, foram presos mais três suspeitos que davam apoio logístico para o esquema criminoso. Os agentes chegaram em seguida à casa que era usada para armazenar os peixes. No imóvel, foram apreendidos diversos peixes ornamentais, entre os quais cerca de 40 arraias, que seriam comercializados de forma ilegal. 


Os animais apreendidos foram encaminhados para o Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), onde foram recebidos pelo professor Luciano Jensen e Michele Midori Sena Fugimura, do Laboratório Múltiplo para a Produção de Organismos Aquáticos. A operação faz parte de uma série de ações promovidas pelo Estado do Pará, visando o enfrentamento aos crimes contra o meio-ambiente e fraudes ambientais. 


POLÍCIA CIVIL PROMOVE TREINAMENTO DE TIRO PARA POLICIAIS CIVIS E GUARDAS MUNICIPAIS EM NOVA TIMBOTEUA

Levar a qualificação continuada a todos os policiais civis do Estado do Pará. Com esse objetivo, a Academia da Polícia Civil do Pará (Acadepol) levou, nesta quarta-feira, 15, ao município de Nova Timboteua, nordeste paraense, um treinamento de tiro tático aos agentes policiais e guardas municipais que trabalham nos municípios ligados à 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) do Caeté, na zona Bragantina do Pará. Unidade responsável pela formação, capacitação e qualificação dos profissionais da corporação policial, a Acadepol promoveu o treino na sede do estande de tiros do Exército Brasileiro no município. 

TREINAMENTO
De acordo com a delegada Marlise Tourão, titular da Acadepol, além das aulas práticas, foram ministradas aulas teóricas sobre tiro, uso e manuseio de armamento. Ainda, durante o treinamento, salienta a delegada, foram ministradas aulas de qualidade no atendimento ao publico e de Filosofia dos Direitos Humanos no Serviço Policial no auditório do novo prédio da 6ª RISP do Caeté, na cidade de Capanema. 

Aula prática e teórica

CIDADANIA Nesta quinta e sexta-feira, será realizada uma ação de cidadania no Posto de Identificação da nova RISP de Capanema. Serão emitidas, por dia, 200 carteiras de identidade gratuitas em todas as vias. Para requerer o documento, os interessados deverão apresentar certidão de nascimento ou casamento originais, comprovante de endereço e duas fotos tamanho 3 por 4 coloridas, recentes e iguais, com fundo branco. Os documentos serão entregues na hora. A ação cidadania terá início às 8 horas da manhã. A nova RISP de Capanema fica na Avenida Barão de Capanema, centro do município.

Segundo a delegada Marlise Tourão, as ações fazem parte da programação de inauguração da nova unidade policial que tem data de inauguração prevista para o próximo dia 24, com a presença do governador do Pará, Simão Jatene. 

POLÍCIA CIVIL SEDIA PROGRAMAÇÃO DA FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO EM BELÉM

A Delegacia-Geral da Polícia Civil vai sediar, nesta sexta-feira, 17, a programação da Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que vai contar com uma quermesse com exposição fotográfica, música e brincadeiras tradicionais da quadra junina.

O evento será realizado a partir de 15 horas, no hall do auditório da Delegacia-Geral, sob coordenação da diretoria da festividade da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este ano, a programação vai contar com atividades beneficentes em prol da Festividade.


"Doces e brinquedos serão utilizados na pescaria, comidas e bebidas serão vendidos a preços simbólicos, e a renda será doada à Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", detalha Zeneide Pureza, que faz parte da coordenação da Festividade. 

A exposição fotográfica tem como título "Memórias Policiais: A Linha do Tempo". Este ano, o lema da Festividade é "Mãe do Perpétuo Socorro, Ícone do Amor".