segunda-feira, 13 de junho de 2016

POLÍCIA CIVIL PROMOVE ATENDIMENTO ITINERANTES DO PROJETO "OLÉ NO ESTRESSE"

A Polícia Civil promoveu mais uma ação de atendimento ao servidor público da instituição, com serviços médicos, de Psicologia e Serviço Social. Sob coordenação da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), a ação itinerante denominada "Olé no Estresse" levou os serviços, no dia de ontem, aos servidores públicos policiais e administrativos que trabalham nas Delegacias do Pro Paz Integrado, localizada na Santa Casa de Misericórdia do Pará, e Seccional da Sacramenta.

"Olé No Estresse" na Sacramenta e Deaca da Santa Casa

Conforme a delegada Leomar Maués, diretora de atendimento ao servidor, foram prestados atendimento médico, de Enfermagem, Farmacêutico, Fisioterapia e Fonoaudiológico. Durante os atendimentos, detalha a titular da DAS, os servidores receberam orientações sobre prevenção do estresse e atendimentos de saúde em geral, com medição de glicemia, verificação de pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), orientação psicológica e massagem relaxante. 

A programação faz parte de uma série de atividades de atendimento aos servidores já realizadas durante o ano, entre as quais estão as campanhas de vacinação. A DAS é a unidade da Polícia Civil que atua, de forma preventiva e curativa, no atendimento aos servidores da corporação e seus dependentes, além de propiciar condições no âmbito biopsicossocial de melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional.

PONTO DE TRÁFICO DE DROGAS É DESARTICULADO NO BAIRRO DO CURUÇAMBÁ EM ANANINDEUA

A Polícia Civil desarticulou um ponto de comércio de drogas ilegais, no bairro do Curuçambá, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Foi durante a manhã, desta segunda-feira, 13, quando policiais civis da Seccional Urbana do Paar foram ao local para apurar uma denúncia anônima sobre a prática criminosa. Na residência, situada no Loteamento Parque Vitória, a equipe policial, sob coordenação do diretor da Seccional, delegado Jefferson Gualberto Neves, prendeu em flagrante Fernanda dos Santos Feitosa, de 37 anos. 

DROGAS APREENDIDAS

PRESA
Durante revista na casa, foram apreendidas 37 "petecas" de pasta de cocaína que eram vendidas pela mulher, conforme confissão da própria acusada em depoimento prestado na unidade policial. O delegado explica que a equipe policial estava monitorando o local desde sexta-feira passada, logo após recebimento de uma denúncia anônima escrita à mão em um pedaço de papel entregue na Seccional. 

Na mensagem, o denunciante informa o endereço do ponto de venda de drogas e o nome da mulher suspeita de traficar drogas na área. Por volta de 11h30 desta segunda-feira, quando os policiais civis observaram a movimentação de "entra e sai" da casa, fizeram uma abordagem no local. Após informar à acusada que estavam ali apurando uma denúncia, os policiais receberam autorização da mulher para revistar a casa e conseguiram encontrar na cama, embrulhado em um lençol, um saco plástico com as "petecas" da droga. 

A mulher, que inicialmente negou o crime, acabou por confessar o tráfico de drogas no local. Assim, ela foi apresentada na Seccional Urbana do Paar para lavratura do flagrante por tráfico de entorpecentes. A droga foi enviada para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Após o procedimento, a presa ficará recolhida à disposição da Justiça.

POLÍCIA CIVIL PROMOVE PROGRAMA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA EM BELÉM

A Polícia Civil promove, nesta terça-feira, 14, uma programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em Belém. De 8h30 da manhã até meio-dia, o auditório da Delegacia-Geral será palco de palestra, programação cultural e serviços gratuitos de saúde para servidores públicos da corporação, idosos atendidos em centros de convivência da capital paraense e usuários dos serviços da Polícia Civil. 

No início da programação, será realizada a palestra sobre saúde do idoso e aposentadoria com a médica gerontologista e assistente social, Luciléa Santos. Logo em seguida, será realizada uma programação cultural que vai contar com apresentação de grupos de idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade "Zoé Gueiros". Ainda, durante a atividade, haverá atendimentos de saúde, como verificação de pressão arterial, consulta médica e checagem de glicemia; atendimento psicossocial; embelezamento facial e massagem relaxante. 

O evento é uma promoção do Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência (Nuprev) da Polícia Civil; e Diretorias de Recursos Humanos (DRH); de Atendimento ao Servidor (DAS) e de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV). 

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado anualmente em 15 de junho. A programação vai contar ainda com a presença da delegada equipe da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID). 

DADOS Segundo dados da DPID, só no ano passado, foram registradas 390 ocorrências de diversos crimes previstos no Estatuto do Idoso, como maus tratos, abandono, desvio de proventos do idoso e deixar o idoso em local insalubre, entre outros. Desse total, 129 geraram procedimentos policiais, como inquéritos, Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e prisão em flagrante. 

Dos 129 procedimentos, a Delegacia teve uma prisão em flagrante, 21 inquéritos instaurados e 107 TCOs lavrados. Todos os procedimentos foram encaminhados à Justiça para providências legais. Os idosos passaram por atendimentos psicossociais e, em alguns casos, foram encaminhados para atendimento médico.

PRESOS AUTORES DE MORTE DURANTE ASSALTO NA BAÍA DO SOL EM MOSQUEIRO

As Polícias Civil e Militar esclareceram um latrocínio ocorrido neste domingo, 12, na baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém. Três homens foram presos em flagrante, logo após o crime. Idevaldo de Sá, 23 anos; Ednael Graciano Carmo, 28, e Diedson Silva da Silva, 21, foram reconhecidos como os autores da morte, durante assalto, de Sérgio Luiz Almeida do Livramento, 50. Conforme o delegado Magno Costa, diretor da Seccional de Mosqueiro, o objetivo dos assaltantes era roubar dinheiro da vítima. Ao todo, foram roubados mil reais. 

PRESOS COM POLICIAIS
O trabalho policial foi realizado pela equipe formada pelo delegado Magno, investigadores Oliveira e Fátima, e os policiais militares, tenente Augusto e sargento Jorge. Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Benevides, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo delegado Clovis Oliveira, de plantão. O procedimento policial teve apoio do delegado Silvio Garcia, titular da Delegacia de Benevides.

POLÍCIA CIVIL AUTUA EM FLAGRANTE MOTORISTA QUE ATROPELOU E MATOU TRÊS PESSOAS EM BELÉM

A Polícia Civil autuou em flagrante, nesta madrugada, por triplo homicídio com dolo eventual, o motorista Alcides Gomes de Moura Neto. Visivelmente embriagado, ele perdeu o controle do carro que conduzia e atropelou cinco pessoas, que caminhavam às margens da rodovia Augusto Montenegro, bairro do Parque Verde, em Belém. Três das vítimas morreram no local. Outras duas foram socorridas e estão hospitalizadas. O condutor foi preso em flagrante e levado até a Seccional Urbana da Marambaia, onde o delegado plantonista, Carlos Augusto Lettieri, lavrou o auto de prisão em flagrante, contra o motorista. 

CARRO ATROPELADOR E MOTORISTA
Conforme informou o delegado Pery Nunes Netto, diretor da Seccional da Marambaia, o preso foi conduzido para exame de dosagem alcoólica, no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O fato se registrou por volta de 3h30 da madrugada, quando o motorista perdeu o controle do carro e avançou sobre as pessoas que caminhavam às margens da rodovia. O veículo conduzido pelo motorista está em nome de outra pessoa. O carro é um HB 20, de placa OTF 0191, que foi apreendido. Dentro dele, foi encontrada uma garrafa de bebida alcoólica, que também foi apreendida. 

Os corpos foram removidos ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para serem periciados e identificados oficialmente. Ao ser apresentado ao delegado, o autuado reservou-se ao direito de ficar calado e só se pronunciar a um juiz. Ao final do Auto de Prisão em Flagrante, Alcides Neto foi conduzido ao Fórum Criminal de Belém para ser ouvido em audiência de custódia, em que será definida pela situação do preso.