terça-feira, 7 de junho de 2016

DIVISÃO ESPECIALIZADA EM MEIO-AMBIENTE SEDIA CICLO DE PALESTRAS SOBRE CRIMES AMBIENTAIS EM BELÉM

Poluição sonora, maus tratos de animais e despejo de lixo nas ruas. Esses e outros temas serão discutidos, nesta quarta-feira, dia 8, durante programação realizada na sede da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), na rodovia Augusto Montenegro, em Belém. O ciclo de palestras é alusivo ao Dia Mundial do Meio-Ambiente celebrado em 5 de junho. O evento será promovido pelo Projeto Sala Verde, da Polícia Civil. Segundo o investigador da Polícia Civil e médico veterinário, Edelvan Soares, a programação vai contar com seis palestras que irão abordar alguns dos problemas ambientais que mais atingem a sociedade paraense. 

DEMA: SEDE DO EVENTO
Pela manhã, a partir de 8h30, será realizada a palestra da delegada Maria Teresa dos Santos Macedo, que vai falar sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto Sala Verde, na área de educação ambiental. Logo em seguida, será a vez da palestra "Poluição Visual como Crime Ambiental" pelo delegado Waldir Freire Cardoso, da DEMA. No final da manhã, a delegada Wildenyra Lima irá abordar o tema poluição sonora durante a palestra "A Cultura do Barulho e as Ações da Polícia Civil". De tarde, a partir de 14h30, as implicações legais do lançamento de lixo (resíduos sólidos) nas vias públicas das cidades serão temas de abordagem da delegada Virginia Valeria Nascimento, da DEMA. 

INVESTIGADOR EDELVAN SOARES
Os crimes contra a fauna silvestre também serão discutidos no evento. A analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Christina Whiteman, irá tocar no assunto durante palestra intitulada "Cativeiro ilegal, maus tratos e suas consequências para o bem estar e conservação da fauna silvestre na Amazônia Brasileira". Por fim, por volta de 17 horas, a programação irá finalizar com a palestra "Maus tratos de Animais Domésticos: Principais Causas" realizada pelo investigador Edelvan Soares. O Ciclo de Palestras faz parte da programação da III Semana do Meio-Ambiente que este ano terá como tema "Preservando o Meio-Ambiente no Presente para Garantir o Futuro". 

Ao todo, a previsão é de que o evento reúna cerca de 100 pessoas entre policiais, agentes públicos de meio-ambiente e universitários. A DEMA está localizada na rodovia Augusto Montenegro, 155, ao lado do Centro de Saúde, no bairro da Marambaia, em Belém.