terça-feira, 24 de maio de 2016

POLÍCIA CIVIL PROMOVE CICLO DE PALESTRAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALTAMIRA

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Altamira, sudoeste paraense, dei início na semana passada, a um ciclo de palestras nas escolas públicas da cidade, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado em 18 de maio. A programação conta com a parceria do Pro Paz Integrado para prestar orientações aos estudantes. A atividade prossegue até o próximo dia 25.


A delegada Renata Gurgel, titular da DEAM de Altamira, explica que a atividade teve cunho pedagógico e preventivo, uma vez que serviu para alertar as crianças e adolescentes de como se comportarem em situações de risco de abuso e exploração sexual. 

Além disso, salienta a policial civil, durante o ciclo de palestras, as pessoas tiveram conhecimento das implicações legais para quem pratica esse crime. Uma das palestras realizada foi a do investigador Glauton Feitosa, que falou para 60 estudantes na escola estadual de Ensino Médio Polivalente, no último dia 18.

POLÍCIA CIVIL PROMOVE CICLO DE PALESTRAS DURANTE 3ª SEMANA DO MEIO-AMBIENTE EM BELÉM

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), abriu as inscrições para o Ciclo de Palestras que faz parte da programação da III Semana do Meio-Ambiente, a ser realizada, na sede da DEMA, em Belém, no próximo dia 8 de junho. Ao todo, são 100 vagas destinadas ao público em geral. A promoção é do Projeto Sala Verde. O tema do evento será "Preservando o Meio-Ambiente no Presente para Garantir o Futuro".


O evento irá debater temas diversos, como poluição sonora, poluição visual, lançamento de lixo em vias públicas e maus tratos contra animais. Os interessados em participar devem procurar a sede da DEMA, localizada na rodovia Augusto Montenegro, 155, ao lado do Centro IV, no bairro da Marambaia em Belém, ou entrar em contato pelos fones (91) 3238-1225 e (91) 3279-5410. A seguir, a programação do Ciclo de Palestras: 



ITAITUBA JÁ CONTA COM NOVA DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER

O Governo do Pará inaugurou, nesta terça-feira, 24, a mais nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Estado, na cidade de Itaituba, sudoeste paraense. Localizada na 1ª Rua, bairro Floresta, a nova DEAM passa a contar com prédio próprio para atender especificamente casos de violação de direitos das mulheres nos municípios situados na região do Tapajós. A inauguração foi realizada por volta de 16 horas com as presenças do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Hilton Benigno, e da delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, além de autoridades do município, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e da sociedade civil organizada de Itaituba e de municípios da região. O deputado estadual Hilton Aguiar, representante da Assembleia Legislativa, esteve presente no evento.

NOVA DEAM
Com investimentos do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Pará (FISP) no valor de R$ 790,9 mil, o prédio foi completamente reformado para abrigar a nova Delegacia. Segundo a titular da DEAM de Itaituba, delegada Leilane Reis, o prédio estava desativado há quase um ano e, nesse período, o atendimento estava sendo prestado no mesmo local, onde está sediada a Superintendência Regional do Tapajós e a Seccional de Itaituba. "O imóvel recebeu uma reforma completa com adaptações, e recebeu instalações, computadores e mobília novos", detalha.  Ainda, conforme a delegada, a DEAM vai contar em breve com um espaço para brinquedoteca voltado aos filhos das mulheres atendidas na unidade policial. A nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Itaituba tem atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 horas da manhã às 18 horas. 

Inauguração
INAUGURAÇÃO
O delegado Vicente Gomes, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, ressalta que a nova DEAM passa a contar com uma nova viatura, como parte dos investimentos realizados no município. A delegada-geral adjunta ressalta que o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é uma das diretrizes do Governo do Estado, o que se reflete nos investimentos realizados na melhoria do atendimento prestado à mulher vítima de violência e a toda população da 15ª Região Integrada de Segurança Pública do Tapajós, formada pelas cidades de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis, Trairão, Itaituba e o distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira.

Com a nova DEAM, a cidade de Itaituba passa a ter um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e de crimes relacionados à violência de gênero, agregado aos serviços já prestados pelas Polícias Civil e Militar na região. É mais um reforço para a área de Segurança Pública na região do Tapajós. É em Itaituba, a maior cidade da região, onde estão sediados grandes projetos hidrelétricos no Estado do Pará, como a da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós.

Inauguração da DEAM de Itaituba
INAUGURAÇÃO
A partir do ano de 2012, com a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), que faz parte da Polícia Civil, o Governo do Estado passou a prestar atendimento diferenciado a pessoas em situação de vulnerabilidade, violência e discriminação social, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, LGBTs, entre outros. Além da fundação da DAV, a elevação do número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), em todo Estado, foi outro grande avanço. Em 2011, havia no Pará cinco DEAMs. Atualmente, existem 15 Delegacias da Mulher em todo Estado. Em 2014, o Pará passou a contar com novas Delegacias para atender todas as regiões. Entre elas, foram inauguradas as novas Delegacias da Mulher de Soure, no Marajó; Capanema, no nordeste paraense, e Barcarena, no Baixo-Tocantins.

Além das novas DEAMs, foram implantados cinco polos do Pro Paz Integrado, para prestar atendimento especializado, tanto às mulheres quanto às crianças e adolescentes, nas regiões de Santarém, oeste paraense; Tucuruí, sudeste do Pará; Altamira, no sudoeste; Paragominas, na região da rodovia Belém-Brasília, e em Bragança, região do Caeté, nordeste do Estado. Belém conta com o Pro Paz Mulher DEAM, que é referência nacional no atendimento de mulheres vítimas de violência e que presta atendimento a casos registrados na Região Metropolitana da capital.

POLÍCIA CIVIL FAZ ENTREGA DE RECIPIENTES DE VIDRO PARA BANCO DE LEITE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

A Polícia Civil fará a entrega, nesta quarta-feira, 25, às 10 horas da manhã, de cerca de 100 recipientes de vidro ao Banco de Leite Materno do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Os materiais foram arrecadados, pela Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARIN), da Delegacia-Geral, ao longo deste ano e do ano passado, em apoio à campanha do hospital para arrecadar vidros de café solúvel ou maionese que são usados para armazenar leite humano doado por mulheres à casa de saúde. 


Segundo o investigador Luiz Monteiro Junior, titular da ARIN, os recipientes de vidro foram doados por servidores públicos da Polícia Civil e por pessoas da comunidade, que viram a campanha de doação dos recipientes e contribuíram para ajudar o Banco de Leite da Santa Casa do Pará. Para tanto, foi montado um ponto de recebimento dos vidrinhos na sala da Assessoria, na Delegacia-Geral. 

O policial civil explica que os recipientes de vidro são os de tampa plástica. Esse material, ressalta o investigador, muitas vezes é jogado no lixo pelas pessoas, mas servem para ajudar a salvar inúmeras vidas na Santa Casa de Misericórdia, já que as mães doadoras de leite, além de amamentarem seus filhos, ajudam o hospital na alimentação de bebês que nascem prematuros ou que não podem ser amamentados pelas próprias mães após o nascimento. 

A entrega dos recipientes de vidro ao hospital também é alusiva ao dia 19 de Maio, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Para marcar a data, a Santa Casa de Misericórdia está promovendo, desde o dia 19 até esta quarta-feira, 25, uma série de atividades para incentivar o aleitamento materno e ajudar na coleta dos recipientes de vidro para o Banco de Leite da Maternidade.