segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

POLÍCIA CIVIL PASSA A CONTAR COM NOVO POSTO DE IDENTIFICAÇÃO NA ESTAÇÃO CIDADANIA DO SHOPPING BOSQUE GRÃO PARÁ EM BELÉM

A Polícia Civil passou a contar, a partir desta segunda-feira, 26, de um novo posto de identificação com atendimento de excelência para emissão de todas as vias de carteira de identidade, no Shopping Bosque Grão Pará, na Avenida Independência, em Belém. O novo serviço iniciou suas atividades, durante solenidade de inauguração da Estação Cidadania, pelo governador do Pará, Simão Jatene. O novo posto começa a atender com uma média de 40 atendimentos por dia. Inicialmente, o serviço terá atendimento por ordem de chegada, com atenção especial para as prioridades - idosos, gestantes, cadeirantes, lactantes, entre outros. Com o tempo, o novo serviço terá atendimento feito via agendamento eletrônico pelo site da Polícia Civil do Pará, porém irá manter os atendimentos prioritários no posto que não precisarão ser agendados previamente.  


A delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, esteve presente na solenidade de inauguração. Segundo o diretor de identificação, papiloscopista Antonio Ricardo Paula, o novo posto de Identificação vai ter funcionamento diário de 8 horas da manhã até 18 horas. "A entrega do documento é feita de forma imediata logo após o atendimento", detalha. Para tanto, os interessados em obter uma carteira de identidade devem levar certidão de nascimento ou de casamento originais; duas fotos tamanho 3 por 4 iguais, atuais e em cores, e um comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, etc). As segundas vias do documento serão isentas de pagamento de taxa com apresentação de boletim de ocorrência de roubo ou furto, assim como as primeiras vias que são gratuitas. 

O coordenador do posto, Sidney Moraes, detalha que o cidadão. ao chegar à Estação Cidadania, deve informar qual serviço e pegar uma senha para ser atendido. Durante a inauguração, o novo posto de Identificação já prestou os primeiros atendimentos. O garimpeiro Raimundo Efraim Leão Santos, 59 anos, morador no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, foi a primeira pessoa do grupo de prioridades a ser atendida no novo posto. Ele conta que tomou conhecimento da inauguração e que resolveu comparecer logo para requerer a quinta via do documento. "Foi muito bom o atendimento. Eu já estava precisando de uma nova carteira de identidade", detalha. A professora Kelly de Fátima dos Santos Vieira, 27 anos, foi a segunda pessoa a obter o documento no novo posto. Moradora na Marambaia, em Belém, ela também tomou conhecimento da inauguração da Estação Cidadania e aproveitou a oportunidade para requerer a segunda via da carteira de identidade. Após o atendimento, ela já saiu do posto de novo documento. 

Delegada Christiane e Antonio Ricardo com equipe do Posto
DELEGADA CHRISTIANE E ANTONIO RICARDO COM EQUIPE DO NOVO POSTO
ESTAÇÃO CIDADANIA Belém e região metropolitana ganharam nesta segunda-feira, 26, mais uma unidade da Estação Cidadania, espaço do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), que integra um conjunto de serviços de utilidade pública em um só lugar. A Estação Cidadania Bosque Grão-Pará conta com serviços de 14 órgãos estaduais e federais em uma área de mais de 700m², com previsão aproximada de 10 mil atendimentos por mês e o benefício de, pelo menos, 500 mil moradores de 16 bairros com a emissão de documentos, como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira habilitação, título de eleitor, entre outros. O novo espaço funcionará de segunda-feira a sexta-feira, de 10h às 18h, e se unirá a outras quatro unidades já implantadas no estado: Guamá e Jurunas, na capital, e Marabá e Santarém, no interior, que juntas já atenderam aproximadamente dois milhões de usuários. 

Os serviços mais procurados pela população são os ofertados pelo Banpará, Polícia Civil (Carteira de Identidade), Detran e TRE. Segundo a titular da Sead, Alice Viana, a expectativa é a melhor possível para que os usuários tenham seus direitos garantidos. “A nova unidade vai aproximar ainda mais o cidadão dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado e órgãos federais. Tudo em um espaço moderno, confortável e seguro, com atendimento de qualidade e excelência prestado por servidores treinados e compromissados”, afirma. Raniere Lima, superintendente do Shopping Bosque Grão-Pará, destaca a importância que a Estação Cidadania terá por facilitar e agilizar a vida das pessoas, bem como por desafogar o fluxo nos órgãos. “Enquanto aguardam atendimento, os usuários poderão passear pelo shopping, almoçar na praça de alimentação, ir ao cinema ou ao teatro, sem precisar se deslocar para longe. O shopping tem uma excelente área para diversão e distração, além de conforto e segurança para quem buscar por esses serviços”, enfatiza. 

A exemplo da Estação Cidadania Marabá, a unidade Bosque Grão-Pará é a segunda iniciativa do governo do Estado de implantação do serviço em parceria com um shopping. Além da emissão de documentos, a população terá acesso a serviços da Defensoria Pública, do Banpará, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Fundação Pro Paz, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Atualmente, o shopping é servido por cinco linhas de ônibus, situação que deve passar por melhorias com as obras do BRT, na avenida Augusto Montenegro, que será integrado com a Avenida Centenário.

Nenhum comentário: