sexta-feira, 4 de novembro de 2016

OPERAÇÃO COMBATE DESMATAMENTO ILEGAL EM DOM ELISEU E ULIANÓPOLIS

Uma operação deflagrada nos municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis, no nordeste paraense, resultou na apreensão de 153 toras de madeiras, cinco caminhões, dois tratores e uma motosserra que eram usados no desmatamento ilegal na região. A ação foi uma parceria entre a Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), Secretaria de Meio-Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS) e Batalhão de Polícia Ambiental da PM do Pará. Os resultados foram divulgados, nesta sexta-feira, 4. A operação foi iniciada no último dia 28 de outubro e concluída ontem (3). 


Segundo o delegado Luis Xavier, titular da DEMA, a operação ocorreu em decorrência de informações sobre a prática ilegal de extração e transporte de madeira para ser comercializada na região. Assim, uma equipe da DEMA foi deslocada para as áreas dos municípios, para apurar os fatos. Após a constatação dos crimes, os procedimentos foram lavrados pela equipe policial. Ao todo, explica o delegado, foram lavrados três procedimentos contra os responsáveis pelos crimes ambientais pela equipe formada pelo delegado Marco Antonio de Oliveira e Silva, escrivã Ana Pereira; e investigadores Aran Rebouças e Raimundo Carneiro. 

Operação

Eles irão responder por crime de receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir licença do órgão ambiental; por comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade, e por construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes. Os crimes são previstos da Lei de Crimes Ambientais. 

Nenhum comentário: