terça-feira, 3 de maio de 2016

POLÍCIA CIVIL DIVULGA BALANÇO DE PRISÕES DURANTE OPERAÇÃO XEQUE MATE NA GRANDE BELÉM

A Polícia Civil divulgou, no final da tarde desta terça-feira, 3, os resultados da operação "Xeque Mate", deflagrada para cumprir mandados de prisão em Belém e região metropolitana. Ao todo, 49 pessoas foram presas por ordem judicial e outras seis em flagrante, totalizando 55 presos durante o dia. A operação foi coordenada pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), da Polícia Civil, e contou com apoio da Polícia Militar. As prisões em flagrante foram realizadas em Ananindeua e no distrito de Icoaraci, em Belém. 


Dentre os presos em flagrante estão acusados de posse ilegal de arma de fogo e furto qualificado. Todos os presos em cumprimento de mandados judiciais foram apresentados na Delegacia-Geral, onde foram submetidos a exames periciais e em seguida foram transferidos para uma unidade do Sistema Penitenciário na região metropolitana. A operação reuniu cerca de 100 mandados de prisão de pessoas envolvidas em crimes, como roubos, homicídios e tráfico de drogas. Até o final da manhã, mais de 30 mandados haviam sido cumpridos. 

O delegado Cláudio Galeno, diretor de Polícia Metropolitana, explica que, além de cumprir os mandados judiciais, a operação teve por objetivo levar mais segurança à população. Ele detalha que foram levantados os mandados de prisão ainda pendentes de cumprimento, entre mandados de prisão preventiva, prisão temporária, recaptura e mandados por condenação judicial. 

Com apoio da Polinter (Delegacia Interestadual de Buscas e Capturas), a operação contou com um levantamento das ordens judiciais de processos julgados outros ainda em tramitação que ainda estavam pendentes. Diante disso, os mandados foram repassados às Delegacias e Seccionais de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, para cumprimento. A partir de 6 horas da manhã desta terça-feira, policiais civis e militares saíram das sedes das unidades policiais em direção aos endereços dos procurados.

Nenhum comentário: