sexta-feira, 29 de abril de 2016

POLÍCIA CIVIL VAI INAUGURAR EM MAIO SEDE DA 6ª REGIÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM CAPANEMA

Será inaugurada no próximo mês a sede da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (6º RISP), na cidade de Capanema, nordeste paraense. O novo prédio, explica o delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, vai concentrar os serviços da Unidade Integrada de Polícia, onde estarão as sedes das Polícias Civil e Militar, o Núcleo Integrado de Operações (NIOP), o Posto de Identificação Civil e o núcleo regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A nova unidade vai abranger os 19 municípios que integram a chamada 6ª RISP, na região nordeste do Pará. 

No local, serão instaladas as sedes do Comando de Policiamento Regional da PM de Capanema; a Superintendência da Polícia Civil na Região do Caeté; a Seccional de Polícia Civil de Capanema e a Companhia Independente da PM do município. Outro serviço que passará a funcionar no local é o Posto de Identificação Civil responsável pela emissão de carteiras de identidade. 


O NIOP (Núcleo Integrado de Operações), que atualmente está no prédio do 11º Batalhão da PM, será instalado também na nova unidade policial. O NIOP é responsável pelo sistema de monitoramento de câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, para monitorar durante 24 horas, as ruas da cidade, visando acompanhar ações criminosas, prevenir a violência e identificar infrações no trânsito. Outro serviço da Segurança Pública que será instalado no local é o núcleo regional do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, órgão responsável pela perícia criminal no Estado. 

Com uma estrutura ampla, a maior de toda a região nordeste do Pará, a futura sede da 6ª RISP é resultado de um investimento superior a R$ 3,4 milhões em recursos estaduais do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Pará (FISP). Além do prédio principal com dois andares, o novo prédio que tem uma área de 1,2 mil metros quadrados também vai contar com um alojamento anexo para os agentes de segurança. A unidade terá ainda salas de mediação de conflito realizado por assistente social, arquivo, banheiros, refeitórios e auditório para 80 pessoas.

Segundo o delegado-geral, o novo prédio está no mesmo local onde funcionava a antiga sede da Polícia Civil no município, na Avenida Barão de Capanema, centro da cidade. "O prédio antigo foi demolido para a construção desse novo local que foi ampliado com a cessão de um terreno localizado ao lado do imóvel", detalha. A obra faz parte da política pública do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Nenhum comentário: