quinta-feira, 31 de março de 2016

POLÍCIA CIVIL JÁ CONTA COM NOVA SECCIONAL URBANA NA CIDADE NOVA EM ANANINDEUA

Uma nova unidade policial completamente renovada. Essa é a nova Seccional Urbana de Polícia da Cidade Nova em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O novo prédio, que passou dez meses em reforma, foi inaugurado, nesta quarta-feira, 30. Além de toda sua estrutura, não só a parte física do prédio, mas também as instalações elétricas, a nova Seccional conta com alojamento e área de estacionamento mais amplos e climatizados. Os ambientes internos, na área de atendimento ao público, foram revitalizados. A obra é resultado de recursos do Fundo de Investimento de Segurança Pública do Pará no valor de R$ 702 mil. 

Nova Seccional da Cidade Nova
SECCIONAL INAUGURADA
A Seccional atende ocorrências registradas nas áreas de abrangências dos conjuntos residenciais do bairro Cidade Nova, com atendimento 24 horas. A inauguração contou com as presenças do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, que representou o governador Simão Jatene; do secretário adjunto de gestão operacional da Secretaria, coronel Hilton Benigno; do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino; do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; do deputado estadual Cássio Andrade, do ouvidor-geral do Estado, Ítalo Mácola, entre outras autoridades policiais, políticos e representantes da comunidade, que lotaram as dependências da unidade policial, localizada no conjunto Cidade Nova VII, em Ananindeua. 

INAUGURAÇÃO
Nos dez meses em que passou em reforma, a Seccional ficou instalada nas dependências da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro do Icuí, em Ananindeua, onde não parou de funcionar. Agora, de volta ao mesmo endereço de sempre, a nova Seccional ganhou um visual novo para atender a toda comunidade. A obra faz parte da política de investimentos do Governo do Pará na Segurança Pública voltados às reformas e construções de novas unidades policiais em todo Estado. 

Comunidade agradece pelas novas instalações
COMUNIDADE AGRADECE PELA NOVA SECCIONAL
O delegado-geral destacou que a Seccional da Cidade Nova é a que mais gerou procedimentos policiais no ano passado. Foram 79 prisões em flagrante registradas. Com a nova Seccional, detalha o policial civil, das nove Delegacias de Ananindeua, sete já passaram por obras desde o ano de 2011, incluindo as duas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs), nos bairros do Distrito Industrial e Icuí, que foram inauguradas. Até o final deste semestre está prevista a reforma da Seccional de Ananindeua e, posteriormente, a da Seccional do Paar.

Firmino destaca que o Governo do Estado não tem parado as reformas de prédios públicos, apesar da grave crise econômica que assola o país, onde Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, têm atrasado pagamento de salários de funcionários públicos, por exemplo. O secretário Jeannot Jansen destacou a integração entre os entes públicos do Governo do Estado e Prefeituras. "Isso possibilita o fortalecimento dos serviços públicos prestados à sociedade", salienta. 

Área interna da Seccional reformada

O diretor da nova Seccional, delegado Adelino Sousa, explica que a unidade vai funcionar com plantão 24 horas com presença de equipes formadas por delegado, escrivão e investigadores, para lavrar prisões em flagrante, nos períodos noturno, feriados e finais de semana, além do atendimento normal de expediente durante o dia. 

SERVIÇO SOCIAL Há nove anos trabalhando na cidade de Ananindeua, a assistente social Carla Lavareda lembra que quando chegou para trabalhar na Seccional da Cidade Nova, o prédio já estava bastante deteriorado e precisando de uma reforma. Agora, a estrutura completamente renovada, ressalta a profissional, incentiva ainda mais os servidores a trabalhar cada vez melhor no atendimento ao público. Em média, são feitos, por mês, em torno de 800 atendimentos sociais na Seccional. 

Sala de Mediação de Conflitos
SALA DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
As assistentes sociais atendem conflitos variados, como brigas entre vizinhos, entre marido e mulher, problemas que envolvem crianças e adolescentes, alcoolismo na família, entre outros. Muitos casos apresentados são encaminhados para a rede de atendimento público quando necessário. Graças ao Serviço Social, muitos casos que poderiam se tornar casos de Polícia são contornados e muitos casos de violência são evitados. 

Na Seccional da Cidade Nova, o atendimento de Mediação de Conflitos conta com duas assistentes sociais. Pela manhã, a assistente social Graça Saldanha atende de 8 horas da manhã até 14 horas. E, de tarde, de 14h às 18 horas, é o horário da assistente social Carla Lavareda. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, exceto em feriados.

OBRAS Atualmente, mais de 50 obras de construção e reformas em Delegacias da Polícia Civil estão em andamento no Estado. Segundo o delegado-geral, estão prestes a serem inauguradas, em Belém, as seguintes obras: Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), a Seccional Urbana da Pedreira e a Seccional Urbana da Cremação. No interior do Pará, a próxima inauguração será a Delegacia da Mulher de Itaituba, no próximo sábado, 2. 
Visita à sala do Serviço Social
DELEGADO RILMAR FIRMINO (À ESQUERDA)
Já está pronto o projeto para construção da nova Seccional Urbana da Sacramenta, em Belém, Outro projeto é o da reforma da Seccional de Marituba. Mais de 80 novas Delegacias foram inauguradas, de 2011 a 2015, entre UIPPs, Delegacias e Seccionais de Polícia. Do total, 45 unidades policiais passaram por reformas em suas estruturas e 36 Unidades Integradas Pro Paz foram concluídas de um total de 75 UIPPs em construção. 

Nenhum comentário: