quinta-feira, 17 de março de 2016

PAPILOSCOPISTA POLICIAL CIVIL TEM LIVRO PUBLICADO EM SITE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

O papiloscopista policial civil do Pará, José Carlos Silveira, teve um livro de sua autoria publicado pelo Ministério da Justiça na Biblioteca Virtual da Rede de Informação Legislativa e Jurídica: LexML Brasil. Sob título "A Perícia Iconográfica como Prova Relevante no Desvendamento de Fatos Criminosos", o trabalho é resultado de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Perícia Criminal pela Faculdade Estácio de Sá. 


Trata-se de estudo de casos apurados em vinte anos de trabalho e experiência na área de Perícias Iconográficas, que resultaram na elaboração de laudos iconográficos com ênfase em imagens de crimes visualizados através de câmeras de seguranças. Ele salienta que o objetivo do trabalho pericial é a análise e leitura de imagens digitalizadas que exibem os suspeitos nos Locais de Crime Imediatos, para mostrar a dinâmica do crime e a movimentações dos suspeitos, vítimas e testemunhas, além de verificar as semelhanças físicas, faciais e o modo de agir dos autores do crime, para fazer comparações físicas e faciais visando as identificações civis e criminais deles. "Tudo o que for coletado pela perícia vai servir como prova técnica dentro do conjunto probante nos inquéritos policias", salienta. 

Ainda, ressalta o policial civl, o livro é considerado um trabalho pioneiro em publicação por papiloscopista policial civil no Brasil. "As imagens são sem dúvida a grande arma para elucidações de crimes no mundo, pois vivemos em um 'grande big brother' e, na maioria dos crimes, a imagem é a unica prova técnica", assevera Silveira. 

O trabalho está à disposição para consulta e leitura na Biblioteca Virtual, que pode ser acessado no seguinte link: http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:2010;000936662

Nenhum comentário: