sábado, 9 de novembro de 2013

SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA MANTÉM SERVIÇOS EM FUNCIONAMENTO NORMAL

O governo do Estado, por meio do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, esclarece a população, especialmente da Região Metropolitana de Belém (RMB), que todos os serviços funcionam normalmente, sem qualquer prejuízo, sendo descabidas as mensagens que circulam em redes sociais, no sentido de que haverá interrupção dessa atividade essencial à sociedade. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, garante que “todos os dirigentes estarão pessoalmente envolvidos no monitoramento das atividades ordinárias e extraordinárias do Sistema Integrado de Segurança Pública”. Ele e todos os demais dirigentes dos órgãos de segurança estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (8), na plenária do Conselho Superior da Segurança Pública (Consup). 

Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
LUIZ FERNANDES ROCHA
Por meio do Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp), deram a garantia de que não houve e não haverá em nenhum momento paralisação dos serviços prestados à população. O delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, tranquiliza a população e afirma que todas as delegacias de polícia estão funcionando normalmente. Ele diz que a convocação feita pelo Sindicato dos Policiais Civis do Pará (Sindipol) foi isolada e não teve o apoio das demais entidades de classes representativa da categoria. “Tudo não passou de boatos gerados em redes sociais, totalmente sem fundamentos”, asseverou, anunciando que a Polícia Civil já está investigando de onde partiram as falsas informações, para tomar as providências cabíveis. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes, ressalta que a corporação passa por um “momento doloroso”, referindo-se à morte da esposa de um PM, que foi baleado, na quinta-feira (7), durante assalto no centro de Belém. A Polícia Militar, reforça ele, não vai recuar no combate à violência. “Não vamos esmorecer. Todas as nossas unidades, os nossos batalhões, estão funcionando normalmente, e não vamos deixar de garantir a segurança para a população, que, caso necessite, pode ligar para o nosso número de emergência, que é o 190”, afirma. As ocorrências de emergência continuam a ser atendidas normalmente, por meio do telefone 190, do Centro Integrado de Operações (Ciop). 

Carlos Sodré /Ag. Pa
POLÍCIA MILITAR NAS RUAS
O sistema de segurança está empenhado para garantir a paz a todos os cidadãos, e medidas já estão sendo tomadas para que qualquer ação que desestabilize a tranquilidade pública receba a devida responsabilidade. O sistema é formado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Superintendência do Sistema Penal (Susipe). 

Além disso, conta com órgão parceiros, como o Ministério Público do Estado, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Municipais de Belém e Ananindeua. A garantia da manutenção dos serviços de segurança recebeu também o referendo superintendente da Susipe, André Cunha; do diretor do Centro Renato Chaves, Orlando Salgado, e dos inspetores gerais da Guarda Municipal de Belém, Carlos Augusto Machado, e de Ananindeua, Cláudio Fernando Santos, além do superintendente em exercício da PRF, Franklin dos Santos, entre outras autoridades da área. Serviço: Em caso de emergência, a população pode ligar para o número 190, do Ciop, ou para o 193, do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: