domingo, 28 de abril de 2013

NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ (PA): MAIS DE 70 MIL PÉS DE MACONHA DESTRUÍDOS

A Polícia Civil destruiu mais de 70 mil pés de maconha foram destruídos na região de Nova Esperança do Piriá, nordeste paraense. Em uma das plantações, situada a 50 metros de um ramal, por trás de um cultivo de milho, a equipe da Superintendência Regional da Zona Bragantina localizou 15 mil pés de maconha. Já, em outra plantação, havia também em torno de 15 mil pés da erva, em área alagada, onde os policiais tiveram de percorrer a pé cerca de 400 metros, pela mata, e atravessar um rio, para chegar à área. Pela primeira vez, os policiais civis encontraram, na região, duas plantações repletas de troncos de árvores intrincados em toda extensão dos terrenos. 

POLICIAL QUEIMA DROGA
MUDAS DA ERVA
PÉS DA ERVA SÃO RETIRADOS
Os troncos são deixados estrategicamente no terreno pelos traficantes de drogas para tentar impedir a visualização da plantação em sobrevoo e ainda para atrapalhar o pouso do helicóptero do Sistema de Segurança Pública no local. Durante as buscas na área, a equipe policial encontrou abandonada uma arma de fogo, do tipo espingarda calibre 36 que foi apreendida. Em outra plantação descoberta ontem, em uma área com extensão estimada em 400 metros quadrados, foram apreendidos mais de duas mil mudas da erva, com em torno de cinco quilos de sementes e 10 mil pés da erva. 

ARMADILHA COM ARMA CASEIRA ACHADA NO MATO
HELICÓPTERO PRESTA APOIO À OPERAÇÃO
TRONCOS DE ÁRVORES DIFICULTAM OPERAÇÃO
A ação conjunta conta com mais de 40 agentes das Policias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros Militar e Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, com apoio do helicóptero do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública), que é composto de policiais civis, policiais militares e bombeiros militares do Pará. Dezenas de armas de fogo de fabricação artesanal, conhecidas como “bufetes”, que são usadas em armadilhas escondidas pelos traficantes de drogas, no meio da mata, foram apreendidas. Na quinta-feira passada, foram realizados sobrevoos na região que passou por plotagem para localização dos pontos em que foram plantadas as ervas de maconha na mata. 

POLÍCIA CIVIL COMBATE CULTIVO ILEGAL
São áreas de grande extensão territorial e de acesso muito difícil via terrestre, o que faria com que a localização das plantações demorasse vários dias. Nas plantações, os policiais destruíram também as barracas usadas para cultivo das mudas e sementeiras da erva. Tudo foi incinerado. Parte dos pés de maconha foi transportado no helicóptero como amostra para passar por perícia de constatação por parte dos peritos criminais. Os procedimentos de apreensão foram lavrados na Delegacia de Nova Esperança do Piriá. A operação “Mutuca” prossegue até a próxima semana atingindo seis municípios da região nordeste do Pará.

Nenhum comentário: